þriðjudagur, júní 12, 2007

Je suis Monnet

Jean Monnet foi um visionario. Ele tinha um problema nas maos, encontrou a solucao, persuadiu pessoas e teve sua engenhoca politica montada, funcionando e com ele no controle.
Ele tinha o networking, o carisma, era apartidario e usava frases de efeito. Monnet solucionava problemas... nao era um homem do setor publico ou privado... ele tinha o melhor dos dois!
*
Monnet criou a Comunidade Europeia do Carvao e do Aco (CECA) e a base do que eh a Uniao Europeia... na verdade, a forma de UE que temos hoje ainda eh basicamente a mesma. Ele - que era frances - encontrou a solucao para a 'paz na Europa'; muitos jah sabiam que teria que ser por lacos economicos, mas que tipo de lacos e quais arranjos.... soh Monnet tinha a resposta.
Alguns podem argumentar que o Benelux jah fazia algo parecido (em termos de uniao comercial com queda de barreiras), mas quem pensaria em colocar uma Franca devastada com uma Alemanha ocupada, envergonhada e falida juntas?! Num jogo de soma positiva?! Com certeza isso nunca poderia ter sido ideia de um politico.
Nao deve ter melhor sensacao do que ver as suas ideias materializadas em forma de instituicoes, policies e resultados. Ver seu 'Frankenstein' andando (e sem destruir coisas pelo caminho).
*
Eh disso que eu gosto: problem-solving. Ha uma situacao, eu sempre vou pensar em algo para soluciona-la! Pode nao ser a melhor das ideias, mas haverah uma! Gosto de praticidade no campo profissional, nao gosto de perder tempo... gosto de falacao, mas que seja com propostas a fim de convencimento.
*
Para ser Monnet eh preciso estar na hora certa no lugar certo, e nesse entremeio, cultivar experiencias e relacoes pessoais (a parte do enfrentar duas guerras a gente pula! :-P)

Rennoir: Monet pintando

Best of luck for me!

2 Ummæli:

Blogger Fernanda Gianesella sagði...

Mari! Descobri seu blog! Estou adicionando sem prévia permissão nos meus links.

Quanto à Monet pintor, eu ainda consigo gostar mais das mulheres que ele pinta do que das paisagens. Da ponte sob às 4 estações, ou da ponte de manhã, tarde e ao anoitecer. As mulheres dele tem... luz.

Quanto à Monet sonhador político, bom, ele era... íntegro. Íntegro, prático e convicto. Que falta que os dois primeiros fazem no mundo.

miðvikudagur, júní 13, 2007 3:34:00 e.h.  
Blogger monica sagði...

Srta. próxima-grande-líder-mundial, tens meu voto -- que na Europa não adianta nada, mas o que vale é a intenção ;p

fimmtudagur, júní 14, 2007 3:49:00 f.h.  

Skrifa ummæli

Gerast áskrifandi að Birta ummæli [Atom]

<< Heim